quarta-feira, 12 de março de 2008

Transição do Mundo Moderno para o Contemporâneo




Paula Myrrha Fereira-Aluna do Colégio Batista






Transição do Mundo Moderno para o Contemporâneo

VICENTINO, Claudio. Projeto Padix: 7ª Série S.P Scipione

* O mundo Contemporâneo

Existem vários pensamentosque explicam o fim da Idade moderna e dão o início á era contemporânea. Os franceses dizem que foi a Revoloção Francesa (1789-1799). Os Ingleses dizem que foi a partir das mudanças políticas decorrentes da Revolução Puritana (1642-1651), e da gloriosa (1688-1689) ou tranformações econômicas provocadas pela Revoloção Industrial(século XVIII).Também há quem acheque foi a luta de Independência dos EUA (1776) e a formação da primeira Replubica Moderna. Este período que se situa do século XVIII até o início do século XIX é denominado a era da Revoluções.Essa época foi uma época de muitas mudanças, mais existem coisas que foram presevadas até hoje, como a classe social da burguesia, que inclui comerciantes, banqueiros e empresários. A Idade Mordena se localiza entre os séculos XV ao XVII, entre a idade Média e Contemporânea.A era das Revololuções é exatamente a época em que, como o propio nome diz, as pessoas da idade moderna estaram se revolucionando para dar início da Era Contemporânea.Vamos relembrar do fim da Idade Média? O fim da Idade Média se deu pelos seguintes fatos:A populção européia começou a crescer mais que a produçao de alimentos, gerando muita fome. Também houve a guerra dos cem anos disputa entre a França e a Inglaterra por territórios (1339-1453). E por último, houve a peste negra(bulbânicas), doença terrível que matou milhões de pessoas. Mais estes acontecimentos deram inícios a soluções inoradores. Surgiram novas técnicas de agricultura que permitiram o contanto com outros territórios. A prática comercial levou os surgimentos do capitalismo comercial e do Mercantilismo.
Como as unoversidades voltaram a exitir, as pessoas passaram a ter muitos conchecimentos, e viram que as autoridades estavam erradas em muitos aspectos, gerando um movimento chamado Renascimento Cultural.
Com a decadência do feudalismo, houve as monarquias centralizadas que, mais tarde deu origem ao Estado Absolutista.
E outro acontecimento foi o surgimento da Burguesia, uma nova classe social de comerciantes.
Aconteceu também a reforma protestante, movimento que questionava alguns pensamentos da Igreja Catòlica.

* O Fim da Idade Moderna

A forma de organização do Estado Absolutista, no mercantilismo e no Feudalismo ficou conchecida como Antigo Regime, no final do século XVIII. Essa sociedade era Estamental. O primeiro estado era composto pelos membros da igraja, dividido em Alto Clero ( Cardeias, Ancebispos, bispos, etc...) e baixo clero ( padres, monges, e frades ).
O segundo estado era composto pelos nobres, divididos em nobreza artesã ( vivia no palácio real e recebia pensão do Estado ), nobreza provincial ( que vivia as custas de Tributos das Serras), e nobreza de foga (Burgueses que compraram o título de Nobreza ).
E o terceiro Estado pertencia aos trabalhadores rurais e urbanos.
O esgotamento do antigo regime se deu pelo fato de que os burgueses e camponeses se reuniram para acabar com os tributos impostas pela nobreza e pelo estado absolutista , e pelo clero. Então se rebelaram. Com isso ganhou força um novo conjunto de idéias chamado Iluminismo. Os iluministas buscaram identificar a sua época com outras. Até hoje encontramos Iluministas.
A queda do antigo regime deu origem á Era Conteporânea.

2 comentários:

Jose Aparecido de Oliveira disse...

bom texto, de fácio compreensão e bem factualista....bem direcionado...........parabéns...

Beto Styles disse...

Um texto muito simples de se entender.
Me ajudou é muito... Parabéns 🎊🎊🎉