sábado, 8 de março de 2008

Anna Luísa Martins-Aluna do Colégio Batista Mineiro-7ªH
Transição entre o Mundo Moderno e o Contemporâneo
Vicentino,Cláudio.Projeto Radix:7ªSérie S.P Scipione,2005(págs 9-14)
Historiadores franceses tomam a Revolução Francesa como um marco histórico que finalizaria a "época moderna" e daria início a contemporânea.
Historiadores ingleses, já demarcaram essa passagem a partir de mudanças políticas como a Revolução Puritana e da Gloriosa, ou de tranformações economicas como a Revolução Industrial.Há também quem tenha suas opiniões diferentes considerando a luta de Independência dos Estados Unidos e a formação da primeira república Moderna.
Bom, mais o importante é saber que a passagem do "mundo moderno" para o contemporâneo foi marcado por Revoluções que são mudanças bruscas e totalmente radicais.
Tudo começou quando a Idade Moderna já apresentava características para ir ao mundo atual.Alguns exemplos disso foram a intensa atividade comercial e a força econômica da classe dos comerciantes banqueiros, enfim a burguesia.
Os dois últimos séculos da Idade Média foram marcados por grandes crises e conflitos como a guerra dos cem anos e a peste negra.
Já no fim da Idade Moderna a forma de organizaçao foi baseada no Estado Absolutista, onde um soberano lidera , no mercantilismo que são iniciativas econômicas, e nas relações feudais ficou conhecida como Antigo Regime.
A sociedade do Antigo Regime mostra estamentos, ou seja, como eram divididas as ordens.
Em primeiro lugar vinha a ordem do clero também chamada Primeiro Estado.Ela era dividida em alto clero(Cardeais, Bispos etc...) e baixo clero(Padres, Monges etc...).
Em segundo lugar vinha a ordem da nobreza;Dividia-se em nobreza cortesã, nobreza provincial e nobreza de toga.
A nobreza cortesã, que vivia no palácio real e recebia pensão do estado, a nobreza provincial, que vivia a custa dos tributos dos servos(talha, corvéia etc...), e a nobreza de toga, burgueses que adiquiriam o título de nobreza.
Em seguida o terceiro Estado que era formado camadas populares(trabalhadores rurais e urbanos) também pertenciam ao terceiro Estado os pequenos negociantes e artesãos.
O Estado Absolutistatranformou-se em um ponto muito crítico, todos não concordavam com as regras, com as misérias, os tributos e etc.Foi nisso que aumentavam as constatações a a importância da conquista da liberdade da derrubada do depotismo e do pacto colonial.Foram esses os primeiros sinais de grandes movimentos revolucionários que iriam dar início para a Idade Contemporânea.
Houve então o esgotamento do Antigo Regime dando-se início a Idade Contemporânea.

Nenhum comentário: