sexta-feira, 7 de março de 2008

trasição entre o mundo moderno e o contemporanêo

Layla Bertoldo-Aluna do Colegio Batista Mineiro








Transição entre o mundo moderno e o comtemporanêo
VICENTINO,Claudio.Projeto Radix.7a serie,sp scipione 2005
A idade contemporanêa foi uma expressão criada para marcar o final da epoca moderna.Os marcos historicos que finalizaram a época moderna foram a revolução francesa ,revolução puritana ,a gloriosa, a revolução industrial ,a luta de independencia dos EUA e tambem a formação da primeira republica moderna.Isso ia de acordo com o pais.
Algumas caracteristicas que predominam o mundo atual ja existiam na idade moderna, um exemplo disso foi a burguesia.
Os dois ultimos anos da idade media foram marcados por uma crise,a população estava crescendo mais que a produção de alimentos e os servis que viviam no campo migraram para as cidades.
Na disputa por territorios e fronteiras surgiu a guerra dos cem anos. Com o aumento da população e outros problemas o sistema feudal não esta atendendo mais as necessidades da população.O novo e o velho mundo passaram a constituir um unico e grande sistema colonial .Isso ocorreu por causa das grandes navegações da Europa .
A sociedade do antigo regime era estamental. Existiam o primeiro estado , o segundo estado e o terceiro estado e estes eram divididos em alto clero e baixo clero(primeiro estado)nobreza cortezã, nobreza provenciale a nobreza de toga(segundo estado)e as camadas populares, pequenos negociantes e artesãos(terceiro estado).O estado absolutista se tornou o principal alvo de criticas por parte daqueles que desejavam mais liberdade.
No final do antigo regime , a burguesia e o rei absolutista passaram a entrar em conflito somando-se ao descontemamento da maioria da população.Nesse contexto ganhou força um no conjunto de ideas , o iluminismo.Para os iluministasa humanidade ocidental teria uma trajetoria unica.A Europa seria a grande herdeira do progresso humanoiniciando os renascentistas.

2 comentários:

Unknown disse...

Este texto está com conteúdo muito bom.
Gostaria apenas de salientar o fato de não haver correção ortográfica e gramatical. Em se tratando de escola conceituada e site visitado por outros estudantes seria bom haver esse cuidado com o artigo que circula no meio acadêmico, servindo inclusive para pesquisa via internet. O Colégio ganha e outros alunos se beneficiam.
Parabéns a todos, em especial à aluna e professor.
Heliana Lima Barreto
Psicopedagoga

Vida Contepemporânea - Blog da 7ªH, Colégio Batista Mineiro disse...

Prezada Heliana,

Recebemos seus elogios e observações com muita satisfação.
O texto foi inserido no blog recentemente e já estamos providenciando as correções necessárias.
Bruno Rangel - Professor da Turma.