quinta-feira, 13 de março de 2008

Transição Entre o Mundo Moderno e o Contemporâneo


Isabel-Aluna do Colégio Batista







Transição Entre o Mundo Moderno e o Contemporâneo

O Mundo Contemporâneo
O mundo atual se caracteriza pela pluralidade das formas de compreender a realidade, exigindo o surgimento de novas narrativas do processo de produção de conhecimento. Este fato sugere a necessidade de reavaliarmos as condições da produção do saber de hoje e os efeitos da diversidade de experiências sócio-político-econômicas e das novas tecnologias nas práticas culturais de leitura/escrita.
A Tradição para o Mundo Contemporâneo
Na literatura sociológica tradicional as "crises", e, especificamente, as "crises sociais" idendificam cojunturas em que graves acontecimentos desorganizam os padrões tradicionais de relacionamentos dos grupos que compõem a sociedade conciderada.
A Idade Moderna Européia
A idade moderna européia inicia-se em 1453, com a tomada de Constantinopla pelos Turcos e estende-se até 1789 com o início da Revolução Francesa.
O século XV marcou uma nova fase do prosesso histórico da Europa Ocidental. Estruturou-se uma nova ordem sócio econômica -o capitalismo comercial.
O Novo Mundo Subordinado
O estilode liderar sempre esteve muito influenciado pelo passado do gestor, pelo seu conhecimento, por seus valores e pela sua experiência. Pessoas que foram lideradas por gestores autoritrários muitas vezes acreditavam que esse é o mundo mais eficaz de liderar.
O fim Idade Moderna
Século:V-IV-A.C.- A medicina deixa a afse de supertição e passa a observação, surge a idéia de que a natureza pode curar.
Século:II-DC- A relação do conhecimento médico existente em um único grande sistema que influenciou o pensamento científico até o século XVI.
A Sociedade do Antigo Regime
Antigo Regime no sentido lato, refere-se a época da história européia compreendida entre o Renascimento e as Grandes Revoluções liberais, que conrrespondem a Idade Moderna. Socialmente caracteriza-se por uma estrutura hierarquizada. Políticamente corresponde as monarquias absolutas. Economicamente ao desenvolvimento do capitalismo comercial.
O Esgotamento do Antigo Regime
Nas últimas 2 décadas do século passado reformas estruturais foram apresentadas como políticas imprescindíveis para o ajuste fiscal dos sistemas previdenciários latino-americanos. O presente artigo avalia o impacto sócio-econômico destas reformas.

Nenhum comentário: