sexta-feira, 14 de março de 2008

Erik jardim-aluno do colegio batista
Transição entre o mundo moderno e o contemporanêo
Os diversos acomtecimentos do final do seculo XVIII o inicio do sec. XIX transformaram a vida europeia e deram origem para a era da revoluções.
A idade moderna ja apresentava caracteristicasque iriam predominar no mundo atual, como exemplos disso ,a intensa atividade comercial, a força economica da burguesiae as antigas instituições dos varoles feudais.
Na idade moderna Europeia o aumento da população, a fome, as guerras e a peste,comtribuiram para o final do sistema feudal,que ja não ajudava a pop. , gerando assim a grande crise do final da idade media.
Na economia, encontraram soluções inovadoras, como na agricultura, que descubriram novas tecnicas e ferramentas gernado assim o aumento dos alimentos.Isso estabeleceuo comercio e as cidades. A pratica comercial deu origem ao capitalismo comercial e ao mercantilismo.
Na cultura, novos comnhecimentos criaram um saber voltado ao homen e a natureza, resultando o renascimento.
Na politica, a fragmentação do poder, foi substituida pela pela formação de monarquias centralizadas que, que seculos depois virou estado absolutista.
Na sociedade houve o surgimento de uma nova classe formada por artesão banqueiros e comerciantes.
A historia da America chocou-se com a da Europa durante as grandes navegações, constituindo um unico e grande sistema colonial cheio de conflitos e contradições.
De maneira geral, os colonos americanos viam -se com apêndice das metropoles e só no final do século XVIII é que ssa posição passou a ser questionada peos habitantes das colonias ibericas.
Como no feudalismo, a sociedade do antigo regime era dividido em diferentes ordem que não se misturavam.
O primeiro estado era composto pelo alto e baixo clero.
O segundo estado era dividido em nobreza cortesã, nobreza provincial e nobreza de toga.
E o terceiro estado que era dividido em camadas populares .
Nesse contexto, aumentaram as contextaçõesque mostravam a importancia da liberdade, da derrubada do despotismo e o fim do pacto colonial.
O terceiro estado pos o fim no antigo regime criando o iluminismo .
Os iluministas buscavam identificação das ideas de sua epoca com outros periodos da humanidade. Para eles a Europa dos seculos XVII e XVII seria a grande herdeira do processo humano.

Nenhum comentário: