sábado, 5 de abril de 2008

O Iluminismo e a independência norte-américana



Paula colégio batista 7ª serie


A INDEPENDÊNCIA DAS 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P. Scpione.


As treze colônias inglesas da América do norte, influenciadas pelas idéias iluministas, fundaram um movimento de independência. As sociedades da América ibérica passaram também a questionar o poder da metrópole, baseando-se na emancipação política norte-americana.
A função das colônias inglesas se deu pelo fato de muitos ingleses fugirem (devido á perseguição religiosa e política) para um lugar onde pudessem viver a sua vida em paz. Por causa dos gastos com a viagem, homens e mulheres sujeitaram-se a servidão, pois assim pagariam a suas dívidas.
Nestas colônias inglesas havia grande diversidade no modo de colonizar. Na nova Inglaterra (Norte), se usava mão–de–obra livre atendendo as necessidades do mercado Interno. Havia Industria de navios, o que facilitava a pescaria e o comércio. A população era formada de minifundiários.
Já nas colônias sulistas usava-se mão–de–obra escrava e o comércio era voltado para o mercado externo. Havia um pequeno grupo de latifundiários.
Nos séculos XVI e XVII a colônia vivia em paz, mas no século XIII isso começou a mudar. Nessa época acabara de iniciar a Revolução industrial que ampliou a preservação de mercados consumidores para
produtos manufaturados. A partir daí a metrópole Inglesa passou a limitar autonomia á colônia. Houve também a guerra dos sete anos (disputa entre França e Inglaterra por territórios, onde a Inglaterra ganhou e conquistou colônias Francesas, como o Canadá e o Caribe). Ainda no espírito de guerra as treze colônias, influenciadas pelo Iluminismo, começaram a guerra de independência.
Os ingleses fundaram a lei do Açúcar (1764), que taxava o comércio com o açúcar antilhano, prejudicando o comércio tradicional dos colonos. Fundaram também a lei do Selo (1765), a qual todos os documentos (livros, jornais, etc) teriam um selo fornecido pela metrópole. Houve também o imposto sobre o chá.
Não concordando com estas leis, os colonos fizeram um congresso chamado congresso Nacional da Filadélfia (1774). Porém, o governo Inglês não cedia as exigências.
Então, foi organizado o Segundo Congresso Continental da Filadélfia. George Washiton foi nomeado o comandante das tropas norte-americanas na luta de independência (1776). Nos primeiros anos a metrópole só ganharia, mas depois, as treze colônias ganharam em uma importante batalha, chamada de Saratoga, obrigando os soldados ingleses a se render. Assim, os franceses, querendo se vingar dos ingleses, por causa da guerra dos sete anos, se uniram ao exército norte-americano. A Espanha também ajudou na batalha, por ser aliada a França e inimiga da Inglaterra. sendo assim, a Inglaterra não tinha outra escolha senão admitir a independência dos Estados Unidos da América. A guerra durou 5 anos. A Espanha e a França recuperaram alguns territórios perdidos na guerra dos sete anos.
O tratado de Versalhes oficializou esses acontecimentos. Já que tinha conquistado a independência, o país precisava se organizar. Thomas Jefferson fundou a política republi-
cana que defendia um governo central franco e com grande autonomia nos Estados, ao contrario de Alexandre Hamilton que defendia um governo federalista. Que dizia que tinha de ser um governo central forte e limitador da autonomia.
Em 1789 houve uma Constituição dos Estados Unidos da América , em que decidiram como funcionaria o governo: O Executivo seria chefiado por um presidente (que seria trocado de 4 em 4 anos), o Legislativo seria composto pela câmara de deputados e o Judiciário se destacaria a suprema corte, que montaria a harmonia dos poderes s dos estados. Essa maneira de governo é utilizada até hoje.
O primeiro presidente dos EUA foi George Washington.

Nenhum comentário: