sábado, 5 de abril de 2008

O iluminismo e a independência norte-américana



Sara Messias colégio batista 7ª serie



A INDEPENDÊNCIA DAS 13 COLÔNIAS AMERICANAS


VICENTINO, Cláudio, projeto Radix: 7ª série S.P. Sipione


Enquanto na Europa a burguesia desejava governar, na América os colonos queriam independência. Queriam que a América se desligasse da metrópole. No século XVIII a independência das colônias inglesas da América do norte estava gerando resultados, com isso a América ibérica passou a questionar também o controle metropolitano.

A dominação inglesa sobre as 13 colônias

Homens e mulheres pobres devido as suas dividas davam-se as trabalho no novo continente. Com grandes ocupações do território na costa atlântica norte-americana, diferentes formas de exploração surgiram. As sociedades se dividiam em duas; nas colônias do norte: agricultores, pequenos proprietários, comerciantes e industrias responsáveis pela produção manufatureira. Nas colônias do sul: latifundiários e a camada media formada por pequenos proprietário e escravos.
Até então as coisas eram tranqüilas, poucos conflitos, e poucos impostos. Então isso começou a mudar, quando se iniciou a Revolução Industrial onde precisou da adoção de políticas d ampliação e preservação de mercados consumidores. A situação piorou com a guerra dos sete anos a qual competiram a França e a Inglaterra. A vitória da Inglaterra garantiu posse de diversas colônias francesas. Mas a guerra provocou serias dificuldades aos britânicos sendo assim criaram novos impostos para os colonos com objetivo de amenizar a situação. Como estes haviam fortalecido seu espírito de união com as guerras, decidiram lutar pela independência. O parlamento inglês em 1764 criou 3 novas leis; lei do açúcar (em que taxava pesadamente o comercio com as Antilhas) a lei do selo (em que todos os documentos teriam de exibir um selo fornecido pela metrópole)
e lançou o imposto sobre o chá. Revoltados com tais determinações os colonos organizaram o congresso continental da Filadélfia. Exigiram liberdades das determinações inglesas como a proposta não foi aceita organizaram o segundo congresso continental da Filadélfia. Os participantes aprovaram a declaração de independência dia 4 de julho de 1776.
A guerra de independência das treze colônias durou 5 anos. Primeiramente o exército britânico obteve mais vitórias. Depois com a ajuda dos exércitos franceses e espanhóis, os quais queriam se vingar da Inglaterra devido à guerra dos sete anos, os ingleses foram obrigados a se render. Reconhecendo a independência política dos Estados Unidos da América.

A organização da republica norte- americana

O tratado de Versalhes foi um tratado em que encerrou o domínio de metrópole com sua colônia, reconhecia a independência das treze colônias a afirmava que o governo francês e espanhol, recuperaria alguns de seus territórios perdidos na guerra dos sete anos. O novo país tratou de organizar seu governo. Em 1787 aprovaram a constituição dos Estados Unidos da América, em eu tinha a tripartição do poder; executivo, legislativo, judiciário. Em 1789 foi eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos: George Washington. A pesar de tudo isso a independência não trouxe benefícios para uma parcela da população. Ao tentar buscar o equilíbrio entre os interesses republicanos e federalistas acabaram excluindo as mulheres, os indígenas e os escravos.

Nenhum comentário: