segunda-feira, 24 de março de 2008

O iluminismo - 5º

Camila Carvalho - Aluna do Colégio Batista Mineiro, 7ª série.




O Iluminismo
VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P scipione 2005 (págs:21-26)

O iluminismo foi um amplo movimento de idéias desenvolvido na Europa do século XVIII que exerceu enorme influencia na política, na sociedade, na economia e na religião. A base do pensamento iluminista é o racionalismo, isto e, a valorização da razão humana como fonte do conhecimento. Os ideais iluministas estimularam experimentos científicos, influenciaram as artes, motivaram o surgimento de clubes e sociedades, além de outras ações voltadas para a divulgação e o debate do conhecimento, como a publicação de livros e revistas. Os pensadores do século XVIII retomaram a tradição investigativa da Antiguidade clássica e do Renascimento para explicar e entender tanto o mundo como o ser humano. O experimentalismo e o racionalismo mecanicistas, bem expressados pelas obras de René Descartes e Isaac Newton, são exemplos disso. Uma das principais características do Iluminismo era a convicção de que as idéias teriam valor apenas se fossem capazes de promover atitudes que alterassem a situação vigente . Os iluministas defendiam a liberdades, a tolerância e a igualdade dos indivíduos perante a Lei. Um dos principais alvos da crítica iluminista era o poder absolutista, a autoridade real era considerada divina-e, portanto, justificada pela fé, pela religião e não pela razão. John Locke: Defendia a idéia do direito natural, ou seja, de que a vida, a liberdade e a propriedade privada eram direitos humanos naturais.Barão de Montesquieu: Criticou o Estado absolutista francês, e elogiou a monarquia inglesa, que logo após a Revolução Gloriosa era controlado não só pelo soberano, mais também pelo parlamento.Voltaire: Defendia uma monarquia que respeitasse os direitos individuais, na qual o rei tinha de ser um homem. Os fisiocratas, predominantemente franceses, afirmava que a terra era a única fonte de riqueza, e a agricultura, a única atividade verdadeiramente produtiva. O comercio e a indústria seriam atividades secundárias, meramente transformadoras.Alguns governadores buscaram racionalizar a administração. Aplicaram igualdade de impostos para todas as camadas sociais, incentivaram a educação e a produção artística.

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