quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Iluminismo e a Independência dos EUA


Marilia Pacheco

VICENTINO,Cláudio,Projeto Radix : 7ª série .SP

Iluminismo: Foi um movimento que teve origem no século XVII, mas se desencadeou no século XVIII. Seu propósito era levar luz, mostrar a razão humana para a população. Esse século (XVIII) ficou conhecido como o século das luzes, onde as pessoas deixaram de pensar como na idade média e passaram a procurar respostas racionais.
Os princípios básicos do iluminismo:
Universalidade: (esse movimento queria alcançar todos os seres humanos); Individualidade: (todos os seres humanos devem ser vistas como pessoas concretas e não uma coletividade);
Autonomia:
(todos têm o direito de ter sua própria opinião, de se expressar e de adquirir bens por meios de seu trabalho).

O iluminismo criticava o absolutismo, o mercantilismo, os conceitos feudais que sobreviviam e etc. Alguns interesses da burguesia, esbarrava nos ideais iluministas como liberalismo econômico.
Alguns pensadores iluministas foram:
Jonh Locke - Acreditava que como o homem vivia em algum estado natural para não prevalecer o caos era preciso estabeleceram governo regido por leis, onde a população não estivesse satisfeita com o soberano, podiam retira-lo do cargo.
Voltaire - Concordava com Locke em relação ao Estado, também acreditava na submissão da igreja e não a participação popular no Estado. Por isso pregava o Despotismo Esclarecido.
Montesquieu - Acreditava na divisão do poder em três: legislativo, executivo e judiciário, pois comum nenhum governo era perfeito, cada poder poderia regular o outro.
Rousseau - Concordava com Locke em relação ao Estado natural do homem, mas para ele aquilo era o paraíso, porém como o homem fora pervertido, ao invés de limitar ou dividir o poder ele deveria implantar o voto universal, que expressaria a vontade da maioria.

Foram criados novos conceitos, que atacavam o mercantilismo: A Fisiocracia e ou liberalismo econômico. Na fisiocracia os fisiocratas acreditavam que a única atividade que gerava riqueza era a economia natural. E no liberalismo era defendido que o governo não tivesse interesse na economia. Eles pregavam o “laisse faire", onde a econômia deveria ser livre sem a intervenção do Estado, seguindo a lei natural.
Dentre os principais fisiocratas estavam:
Adam Smith - Acreditava no laisse fare. Criou a idéia da divisão do trabalho, onde a produção seria maior e o tempo de produção menor, facilitando a produção de toda a parte do mundo.
O que é Despotismo Esclarecido? Foi quando os soberanos implantaram algumas idéias iluministas, mas não abriram mão de seu caráter absolutista e autoritário.

Independência dos EUA -
Todas as colônias são de povoamento e de exploração.
Colônias do Centro-Norte
- Propriedades pequenas e médias. Trabalho por colonos fugidos da Europa e servos temporários (trabalho servil).
- Os produtos agrícolas eram muito parecidos aqueles cultivados na Inglaterra (devido ao clima) por isso a metrópole dava uma certa autonomia para comercializar os excedentes com o sul.
O comércio Triangular: Depois com a descoberta de novas rotas comerciais ( triângulo comercial) o norte trocava seus produtos alimentícios com as Antilhas em troca de rum e melaço, que era trocado por escravos vindos da África e vendidos para o sul.
Colônias do Sul
- Propriedades latifundiárias, monocultura, voltada para produtos tropicais e mão-de-obra escrava. Seguia rigidamente o pacto colonial.
Excedentes:
- Como o triângulo comercial esbarrava nos interesses da Revolução Inglesa (expandir o mercado consumidor) a Inglaterra passou a limitar a autonomia dos colonos.
- Com a guerra dos Sete Anos (conflito entre França e Inglaterra por territórios a oeste das 13 colônias onde se suspeitava ter ouro), a metrópole passou a cobrar imposto, para sustentar seus gastos na guerra. Alguns deles foram: lei do açúcar, lei do selo, lei do chá e etc.
Os colonos falaram que não iam pagar, pois não tinham um representante do povo no parlamento. A partir dai à Inglaterra anulou alguns impostos, mas continuou com a lei do chá.
Na festa de Boston os colonos fantasiados de índios, jogaram no mar todo o carregamento da companhia das Índias, que significava algo de risco para o comércio deles. Daí foi criados mais impostos que foram: Lei do Aquartelamento, Lei do Quebec e Lei do Porto de Boston (chamados de leis intoleráveis).
No 1o Congresso Continental da Filadélfia, os colonos queriam o fim das leis intoleráveis, mas o pedido foi recusado. No 2o foi aceito o pedido de Independência.
A guerra durou cinco anos, nos primeiros a Inglaterra saiu melhor, mas com a batalha de Saratoga, os colonos tiveram a ajuda da França que queriam se vingar da Inglaterra, devido a Guerra dos Sete Anos e a Espanha outra inimiga da metrópole. Daí os britânicos se viram obrigados a reconhecer a Independência dos EUA.
Tratado de Versalhes - Acordo entre a ex-metrople e a ex-colônia, onde a Inglaterra reconheceu a Independência das 13 colônias e entregou a elas o seu território.
Constituição dos EUA - Foram combinadas propostas republicanas e federativas. O poder foi dividido em três: executivo (presidente), legislativo (câmera dos deputados e senadores) e judiciário (suprema corte que controla os três poderes). Nela foram utilizados vários princípios iluministas. (Porém ela ao tentar equilibrar as propostas federativas e republicanas acabou esquecendo os índios, as mulheres e os escravos).
Revendo o que aprendemos: Peste negra - doença contagiosa transmitida por ratos, alguns sintomas são manchas negras na pele.
Migrações para a cidade devido à peste, a fome rondava o campo, as pessoas que lá viviam passaram a mudar para o campo.
Guerra dos Cem nos - Conflitos para ampliar o território entre a França e Inglaterra.
Migrações - Formas dos camponeses se ajustarem a crise.
Guerras - Formas de nobres se ajustarem a crise.
Apoio das Monarquias centralizadas forma dos burgueses se ajustarem.
Monarquia Centralizada: Deram origem aos Estados nacionais, formação dos exércitos nacionais, moeda, língua, cultura e etc.
O surgimentos dos Estados Nacionais possibilitaram o surgimento do renascimento comercial, Grandes Navegações, Reforma Protestante, Reforma católica, Estado Absolutista, Sociedade Estamental e Revoluções.




3 comentários:

My Blogger disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

obrigado grato por me dar um conteudo bom para me ajudar a estudar

Unknown disse...

Obrigado precisava desse conteudo para estudar