sábado, 15 de março de 2008

O Iluminismo - 3º

Pedro Vitor - Aluno do Colégio Batista Mineiro, 7ª série.


O iluminismo

Vicentino, Cláudio. Projeto Radix: 7ª serie. S.P. Scipione, 2005 (págs. 21-26)

O iluminismo vem de iluminar, trazer a luz, alguns autores chamam de época do esclarecimento ou ilustração. O iluminismo tinha por objetivo levar as luzes para as pessoas e para a sociedade. As luzes para os iluministas era a própria razão humana, a inteligência. Assim, a base do pensamento iluminista é o racionalismo, a valorização da razão humana como fonte do conhecimento. O século XVIII ficou conhecido como século das luzes.
Os iluministas franceses decidiram reunir numa grande obra aquilo que seria todo saber cientifico, técnico, histórico, literário e musical. Designada enciclopédia, essa obra foi publicada entre 1751 e1780.
Uma das principais características do iluminismo era a convicção de que as idéias teriam valor apenas se fossem capazes de promover atitudes que alterassem a situação vigente. Os iluministas defendiam a liberdade, a tolerância e a igualdade dos indivíduos perante a lei. Nos Estados Unidos e nas demais colônias americanas, puseram o fim ao pacto colonial. Na França deu origem á revolução francesa. Em Portugal e em outras nações deu-se origem ao despotismo esclarecido.
Os fisiocratas afirmavam que a terra era a única fonte de riquezas e a agricultura, a única atividade verdadeiramente produtiva. Nessa mesma época ganhou força uma nova doutrina conhecida como economia liberal.
O caráter autoritário de seu governo, sem romper totalmente com o antigo regime, ficou conhecido como despotismo esclarecido ou reformismo ilustrado. O despotismo esclarecido foi o resultado da oposição maior do antigo regime.

Nenhum comentário: