sexta-feira, 14 de março de 2008

O Iluminismo - 1º

Daniel G. Silva - Aluno do Colégio Batista Miniro, 7ª série.



O Iluminismo

Vicentino, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P scipione 2005 (págs: 21-26)

Definindo o Iluminismo
O iluminismo foi o movimento de idéias criada na Europa no século XVIII.
O objetivo dos iluministas era levar a inteligência para a sociedade.

Das idéias à ação
Os iluministas defendiam a liberdade, a tolerância e a igualdade social perante a lei. Com isso houveram vários conflitos democráticos.

A teoria política liberal
Os iluministas criticavam o poder absolutista. Vários autores fizeram teorias para atacar o poder absolutista,como por exemplo :
- John locke: Defendia o direito de vida, liberdade e a propriedade privada.
- Barão de Montesquieu: Criticava o estado absolutista francês e elogiava a monarquia inglesa. Também desenvolveu a teoria de separação e da independência dos poderes do estado. Os poderem eram: O Legislativo, o Executivo e Judiciário.

A fisiocracia e o Liberalismo econômico
Os iluministas e os pensadores políticos liberais influenciaram novas idéias econômicas, que se opunham a economia mercantilista: a fisiocracia e o liberalismo econômico.
Os fisiocratas afirmavam que a terra era a única fonte de riqueza, e a agricultura, a única atividade verdadeiramente produtiva. O comércio e a indústria seriam atividades secundárias.

O depotismo esclarecido
Com as idéias iluministas muitos monarcas europeus, que fizeram reformas sociais, econômicas e políticas na administração de seus reinos . Mas mantiveram o caráter autoritário de seu governo sem romper totalmente o Antigo regime, isso ficou conhecido como Depotismo eclarecido.

Nenhum comentário: