segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Vídeo Depoimento

Revolução Industrial - Vídeo Depoimento.


Revolução Industrial - Vídeo depoimento.

Vídeos escolhidos para representarem o trabalho interdisciplinar entre História e Língua Portuguesa.

Alunos: César, Erik (atores) Admardo, Mounib, Pedro Nogueira, Pedro Victor, Roger Henrique e Tiago.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Napoleão e o Congresso de Viena
Sarah Messias, aluna do Colégio Batista Mineiro, 7ª série
VICENTINO, Cláudio. Projeto Radrix: História, 7ªsérie. SP. Editora: Spione 2005.
A construção do Império Napoleônico:
* Golpe de 18 Brumário: Foi um golpe de Estado que pôs fim ao Diretório e consolidou as conquistas burguesas da Revolução Francesa e através das campanhas militares espalhou os ideais liberais por toda Europa.
* Consulado: Forma de governo que substituiu o Diretório. Houve duas formas de consulado, trino e uno, sendo que neste último, o Império Francês cresceu muito. Mesmo com a mudança da forma de governo o poder continuava centralizado na mão de uma só pessoa.
* O golpe 18 Brumário pôs fim à Revolução Francesa, pois encerrou a participação popular.
Política Interna:
* Social ocorreu a valorização individual do homen.
* Na âmbita econômica: criou o Banco da França, uma nova moeda(Franco), gerou novos empregos apartir de obras e incentivou a industrialização.
* Aspecto educacional: Foi criada uma escola Universal e Laica com a intenção de formar futuros administradores com total fidelidade ao Estado.
* Área judicial: criou o código Civil com o objetivo de consiliar a legislação à Revolução Francesa, legitimar os ideais burgueses e mais tarde inspirou outros códigos Civis de várias outras nações.
Política Externa:
* Bloqueio Continental: Acreditando que o reino Britânico entraria em colapso econômico-militar, Napoleão criou o Bloqueio Continental, onde proibia que os países Europeus comercializacem com a Inglaterra.
* Portugal desobedeceu ao Bloqueio e é invadido por Bonaparte.
* Os cidadãos Franceses estavam cada vez mais indignados com o governo Napoleônico. Nações que antes não resistiam ao Bloqueio Continental, agora resistem.
A decadência do Império Napoleônico:
* Na França não possuia capacidade produtiva para substituir a Inglaterra nos mercador Europeus. Isso acabou estrangulando as finanças francesas.
* A Rússia desobedece ao Bloqueio. Então Napoleão resolve invadir a mesma com o seu exército, o qual sempre se abastecia em um território invadido. Rússia destrói tudo que pudesse servir aos soldados franceses, fazendo com que Bonaparte retirasse com suas tropas.
* Batalha das Nações: Batalha em que os Ingleses, Prussianos, Rússos e Austríacos derrotaram as tropas Francesas.
* Napoleão abdica o trono francês, recebe a ilha de Elba. E mais tarde quando Luís XVIII (novo rei da França) fugia para a Bélgica, Bonaparte assume novamente o trono.
Os 100 dias de Napoleão e sua queda final
* Como o numero de pessoas mortas, sucessivas das guerras, era muito grande Napoleão reorganizou o seu exército e partiu contra as nações adversárias.
* Batlha de Waterloo: Bélgica vence as tropas napoleônicas, terminando os últimos 100 dias de governo de Bonaparte. O último foi preso na ilha de Santa Helena onde mais tarde morreu.
O Congresso de Viena:
* As potências Européias, após o exílo de Napoleão reuniram-se em Viena, na Áustria para fazer novas fronteiras as nações Européias.
* Santa Aliança: Propostas onde as nações Européias deviam se unir contra as transformações dos Últimos anos.
* Começou na Europa um clima reacionário com perseguições de toda ordem.
* Os participantes da Santa Aliança tentaram restabelecer o domínio colonial Europeu sobre as nações recem independentes da América Latina. Mas a tentativa fracassou.
* Os E.U.A e a Inglaterra foram contra a Santa Aliança. Os E.U.A os ameaçou em guerra, caso eles intervissem na recolonização nos países latino-americanos. A Inglaterra não admitia qualquer tipo de bloqueio para com o seu desenvolvimento econômico. Então os dois seguiram a idéia de prícipio da não-intervenção contra a aliança revolucionária.

Napoleão e o Congresso de Viena

Napoleão e o Congresso de Viena
Rebeca Confim Vincent

Vicentino, Cláudio. Projeto Radix: história, 7ª série. SP. Ed. Scipione, 2005.

A construção do império Napoleônico

> Golpe de 18 de Brumário: foi o golpe de estado que pôs fim ao Diretório, e consolidou as conquistas burguesas da Revolução Francesa e através das campanhas militares espalhou os ideais liberais por toda a Europa.
> Consulado: forma de governo que substituiu o Diretório. Houve duas formas de Consulado, trino e uno sendo que neste último o Império Francês cresceu muito. Mesmo com a mudança da forma de governo, o poder continuava centralizado em uma só pessoa.
> O golpe de 18 de Brumário pôs fim a Revolução Francesa, pois encerrou a participação popular.

Política Interna

> No aspecto social ocorreu a valorização individual do homem.
> No âmbito econômico criou o Banco da França, uma nova moeda( Franco), gerou novos empregos a partir de obras públicas, e incentivou a industrialização.
> Na área educacional foi criada a escola universal, laica, com a intenção de formar futuros administradores com a total fidelidade ao estado.
> No aspecto jurídico criou o código civil com o objetivo de consolidar a legislação à Revolução Francesa, legitimar os ideais burgueses, e mais tarde inspirou os códigos civis em outras nações.

Política Externa

> Napoleão enfrentou várias resistências contra a França, iniciadas durante o período revolucionário, especialmente pela Inglaterra que era a maior potência econômica da época. Sua tentativa de invadir o território inglês, deu errado e foi derrotado resultando na batalha de Tralfalgar( 1805). Envolvendo-se em novas guerras na Europa, Napoleão conseguiu submeter os Estados do continente, conquistando a adesão de vários países.
> Determinando o Bloqueio Continental, em 1806 Napoleão proibiu que qualquer país europeu comercializasse com o reino inglês. Os paises que se opuseram foram vítimas de represálias. Tal como Portugal em 1806.
> Nesse mesmo ano,Napoleão depôs o rei da Espanha, e nomeou seu irmão José Bonaparte, para tomar seu lugar. Após esse movimento, houve um movimento de emancipação nas colônias hispano-americanas, que garantia a completa independência da região.
> A convocação dos cidadãos franceses e das áreas conquistadas para as guerras, os altos custos das campanhas militares e as perdas humanas, provocaram o crescimento da oposição interna.

A Decadência do Império Napoleônico

> As principais causas do acabamento da política expansionista de Bonaparte, estava na falha do bloqueio continental. Tentando acabar com a rival, Napoleão acabou por estrangular as finanças francesas provocando uma resistência muito forte nas nações sob seu poder.
> Um bom exemplo é o que aconteceu na Rússia. O bloqueio continental levou o Alexandre I à desprezar as ameaças de Napoleão, e reabrir os portos aos ingleses. Em 1812 Napoleão reuniu um imenso exército de 600 mil homens e invadiu a Rússia por causa da decisão do governo da Rússia.
> Mesmo com as tropas francesas carregando pouco suprimento, os russos não tinham condições de enfrenta-los, pois eram o maior e mais eficiente exército europeu, a única estratégia foi recuar para o interior de seu território não deixando nada que os franceses pudessem utilizar. Quando o exército chegou a ocupar Moscou, tudo estava destruído e queimado. Não havendo abrigo em um rigoroso inverno, Napoleão decidiu dar aos russos a oportunidade de realizar a ofensiva militar.
> Com a formação de uma nova coligação de países europeus, as tropas francesas foram derrotadas pelos exércitos ingleses, prussianos, russos e austríacos na Batalha das Nações em outubro de 1813 em Leizpig. Depois Napoleão Bonaparte abdicou o trono francês, que foi trocado a soberania da Ilha de Elba,no Mar Mediterrâneo, recebendo uma pensão de 2 milhões de francos anuais.
> Na França organizou-se um novo governo sob o poder de Luís XVIII, irmão do rei Luís XVI, que morreu pouco tempo depois. Enquanto Luís XVIII fugia para a Bélgica, Napoleão assumia outra vez o trono francês.

Os Cem Dias de Napoleão e Sua Queda Final

> Após sucessivas guerras, a população francesa tinha dizimado muito, deixando soldados muito jovens para o exército francês. Tentando lutar contra os territórios das nações adversárias, Napoleão foi derrotado na batalha de Waterloo, pelo duque de Wellington, em 18 de junho de 1815. Terminando o governo de Bonaparte, deixou-lhe apenas um período de cem dias. Napoleão foi preso e levado para a ilha de Santa Helena, onde morreu em 1821.

O Congresso de Viena( 1815)

> Com o objetivo de demarcar novas fronteiras para as nações européias, as potencias européias reuniram-se em Viena, na Áustria, em 1815. Participando nesse congresso foram: o czar da Rússia, Alexandre I, o kaiser prussiano, Frederico Guilherme III, e o general inglês Wellington.
> Instalou-se na Europa um clima reacionário, com perseguições de toda a ordem: fechamento de escolas e de jornais, prisões de liberais e restabelecimento da inquisição em alguns países.
> Sem sucesso, os paises participantes da santa aliança tentaram restabelecer o domínio colonial europeu sobre as nações recém-independentes na América Latina.
> Em 1823, os Estados Unidos estabeleceram a Doutrina Monroe. Se a Santa Aliança fizesse uma mudança nos países latino-americanos, os Estados Unidos ameaçaria declarar guerra.
> A Inglaterra também era contra os objetivos da Santa Aliança. Pois não queriam ter nenhum tipo de restrição no mercado, então passaram a defender o principio da não-intervenção.
> Muitas revoluções liberais assolou a Europa na primeira metade do séc. XIX, destituindo os últimos monarcas absolutistas.