quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Iluminismo e a Independência dos EUA


Marilia Pacheco

VICENTINO,Cláudio,Projeto Radix : 7ª série .SP

Iluminismo: Foi um movimento que teve origem no século XVII, mas se desencadeou no século XVIII. Seu propósito era levar luz, mostrar a razão humana para a população. Esse século (XVIII) ficou conhecido como o século das luzes, onde as pessoas deixaram de pensar como na idade média e passaram a procurar respostas racionais.
Os princípios básicos do iluminismo:
Universalidade: (esse movimento queria alcançar todos os seres humanos); Individualidade: (todos os seres humanos devem ser vistas como pessoas concretas e não uma coletividade);
Autonomia:
(todos têm o direito de ter sua própria opinião, de se expressar e de adquirir bens por meios de seu trabalho).

O iluminismo criticava o absolutismo, o mercantilismo, os conceitos feudais que sobreviviam e etc. Alguns interesses da burguesia, esbarrava nos ideais iluministas como liberalismo econômico.
Alguns pensadores iluministas foram:
Jonh Locke - Acreditava que como o homem vivia em algum estado natural para não prevalecer o caos era preciso estabeleceram governo regido por leis, onde a população não estivesse satisfeita com o soberano, podiam retira-lo do cargo.
Voltaire - Concordava com Locke em relação ao Estado, também acreditava na submissão da igreja e não a participação popular no Estado. Por isso pregava o Despotismo Esclarecido.
Montesquieu - Acreditava na divisão do poder em três: legislativo, executivo e judiciário, pois comum nenhum governo era perfeito, cada poder poderia regular o outro.
Rousseau - Concordava com Locke em relação ao Estado natural do homem, mas para ele aquilo era o paraíso, porém como o homem fora pervertido, ao invés de limitar ou dividir o poder ele deveria implantar o voto universal, que expressaria a vontade da maioria.

Foram criados novos conceitos, que atacavam o mercantilismo: A Fisiocracia e ou liberalismo econômico. Na fisiocracia os fisiocratas acreditavam que a única atividade que gerava riqueza era a economia natural. E no liberalismo era defendido que o governo não tivesse interesse na economia. Eles pregavam o “laisse faire", onde a econômia deveria ser livre sem a intervenção do Estado, seguindo a lei natural.
Dentre os principais fisiocratas estavam:
Adam Smith - Acreditava no laisse fare. Criou a idéia da divisão do trabalho, onde a produção seria maior e o tempo de produção menor, facilitando a produção de toda a parte do mundo.
O que é Despotismo Esclarecido? Foi quando os soberanos implantaram algumas idéias iluministas, mas não abriram mão de seu caráter absolutista e autoritário.

Independência dos EUA -
Todas as colônias são de povoamento e de exploração.
Colônias do Centro-Norte
- Propriedades pequenas e médias. Trabalho por colonos fugidos da Europa e servos temporários (trabalho servil).
- Os produtos agrícolas eram muito parecidos aqueles cultivados na Inglaterra (devido ao clima) por isso a metrópole dava uma certa autonomia para comercializar os excedentes com o sul.
O comércio Triangular: Depois com a descoberta de novas rotas comerciais ( triângulo comercial) o norte trocava seus produtos alimentícios com as Antilhas em troca de rum e melaço, que era trocado por escravos vindos da África e vendidos para o sul.
Colônias do Sul
- Propriedades latifundiárias, monocultura, voltada para produtos tropicais e mão-de-obra escrava. Seguia rigidamente o pacto colonial.
Excedentes:
- Como o triângulo comercial esbarrava nos interesses da Revolução Inglesa (expandir o mercado consumidor) a Inglaterra passou a limitar a autonomia dos colonos.
- Com a guerra dos Sete Anos (conflito entre França e Inglaterra por territórios a oeste das 13 colônias onde se suspeitava ter ouro), a metrópole passou a cobrar imposto, para sustentar seus gastos na guerra. Alguns deles foram: lei do açúcar, lei do selo, lei do chá e etc.
Os colonos falaram que não iam pagar, pois não tinham um representante do povo no parlamento. A partir dai à Inglaterra anulou alguns impostos, mas continuou com a lei do chá.
Na festa de Boston os colonos fantasiados de índios, jogaram no mar todo o carregamento da companhia das Índias, que significava algo de risco para o comércio deles. Daí foi criados mais impostos que foram: Lei do Aquartelamento, Lei do Quebec e Lei do Porto de Boston (chamados de leis intoleráveis).
No 1o Congresso Continental da Filadélfia, os colonos queriam o fim das leis intoleráveis, mas o pedido foi recusado. No 2o foi aceito o pedido de Independência.
A guerra durou cinco anos, nos primeiros a Inglaterra saiu melhor, mas com a batalha de Saratoga, os colonos tiveram a ajuda da França que queriam se vingar da Inglaterra, devido a Guerra dos Sete Anos e a Espanha outra inimiga da metrópole. Daí os britânicos se viram obrigados a reconhecer a Independência dos EUA.
Tratado de Versalhes - Acordo entre a ex-metrople e a ex-colônia, onde a Inglaterra reconheceu a Independência das 13 colônias e entregou a elas o seu território.
Constituição dos EUA - Foram combinadas propostas republicanas e federativas. O poder foi dividido em três: executivo (presidente), legislativo (câmera dos deputados e senadores) e judiciário (suprema corte que controla os três poderes). Nela foram utilizados vários princípios iluministas. (Porém ela ao tentar equilibrar as propostas federativas e republicanas acabou esquecendo os índios, as mulheres e os escravos).
Revendo o que aprendemos: Peste negra - doença contagiosa transmitida por ratos, alguns sintomas são manchas negras na pele.
Migrações para a cidade devido à peste, a fome rondava o campo, as pessoas que lá viviam passaram a mudar para o campo.
Guerra dos Cem nos - Conflitos para ampliar o território entre a França e Inglaterra.
Migrações - Formas dos camponeses se ajustarem a crise.
Guerras - Formas de nobres se ajustarem a crise.
Apoio das Monarquias centralizadas forma dos burgueses se ajustarem.
Monarquia Centralizada: Deram origem aos Estados nacionais, formação dos exércitos nacionais, moeda, língua, cultura e etc.
O surgimentos dos Estados Nacionais possibilitaram o surgimento do renascimento comercial, Grandes Navegações, Reforma Protestante, Reforma católica, Estado Absolutista, Sociedade Estamental e Revoluções.




REVOLUÇAO FRANCESA


Pedro Henrique Nogueira Campos de Melo

Cláudio, vicentino. projetoradix: 7º série S.P scipione,2006{pág 38-52}

Conceito: movimento iniciado em 1789 e que, basedo mos valores iluministas, legitimou o poder político da burguesia francesa, que já detinha o poder econômico. Seu lema era " liberdade; igualdade e fratendade".

Antecedentes da Revolução


- Grande crescimento da população e da econômia, favorecendo a liderança econômica da burgusia

- Sociedade estamental {certas classes sociais tinham privilégios sobre outra}.

- Controle estatal sobre a economia, dificultando os negócios da burguesia.

- Teoria do direito divino dos reis

- Crise financeira fracesa {guerra do 7 anos e ajuda econômica dos E.U.A}

- Aumento de imposto

- Tratado comercial com a Inglaterra, abrindo o país para manufaturas inglesas, prejudicando a indútria nacional

- Filósofos iluministas criticando o antigo regime.

O início da revolução

A grande seca {1788} espalhou desespero e miséria pela França. Luís XVI mudava ministros tentando, em vão, contornar a crise. Com a nomeação do banqueiro Necker para o ministério das finanças, este propôs convocar o parlamento {estados gerais, em recesso desde 1614}, que tinha representantes dos 3 estados com direito a um voto cada, independente do número de pessoas que representava. Isso favorecia o clero e a nobreza e, por isso, na abertura da reunião, o 3 estado {burguesia e povo} exigiu que a votação mudasse para o voto por cabeça. Criou-se um impasse e Luís XVI encerrou as atividades e fechou a sala de reuniões. O 3 estado se reuniu em outra sala {onde cortesãos jogavam péla} e com alguns membros do 1 estado e 2 estados fizeram o juramento da sala do jogo de péla, iniciando uma assembléia nacional constituinte.
Em 14/07 populares invadiram e tomarm a prisão da Bastilha e deputados criaram a guerra nacional.


A fase da Assembléia Nacional

-Tomada da bastilha

- Grande medo-motins, invasões, execusões e saques a castelos

- Declaração dos direitos do homem e do cidadão

- Transferência do rei e da Assembléia de Versalhes para Paris

- Contribuição civil do clero: confisco dos bensda igreja e cidadãos do 1 estado declarados comuns.

- Alta nobreza emigra para côrtes estrangeiras

- Luís XVI: frustrada

- Monarquia contitucional [set 1781}: separação dos poderes e predomínio burguês.

- Declaração de PILLNITZ: temor dos governantes europeus

- Conflitos dos bens emigrados.

- Guerra contra Áustria e Prússia

- Suspensão de Luís XVI - convocação de nova Assembléia para redigir nova constituição

A convocação Nacional {1792-1795}


Aboliu a nobreza e proclamou a república {22-09-1792}. Nela se opunham girondinos e jacobinos .
- Governo jacobino: constituição, terror, novo caledário - Robespierre deposto e guilhotinada.


O diretório {1795-1799}

Governo com 5 menbros no executivo. Terror branco - golpe de estado - Napoleão Bonaparte derrubava o diretório e instalava o consulado, tornando-se cônsul vitalício, com traços de ditador.

sábado, 5 de abril de 2008

O iluminismo e a independência norte-américana



Gabriel Cabral - Aluno do Colégio Batista Mineiro 7ª série.






A independência das treze colônias da América do Norte

VICENTINO,Cláudio Projeto Radix 7 série S.P Scipione,2005(pags29-33)

Enquanto na Europa uma burguesia enriquecida desejava ascender politicamente,na América uma elite desejava a remoção dos entraves colonialistas ao comércio com a Europa.Surgiu então um movimento de emancipação política.Influencias pelo Iluminismo, os colonos passaram a questionar o domínio.A independência das colônias inglesas da America do Norte, muitas chamavam de Revolução Americana foi realizada no século XVIII como concretização das idéias iluministas

A dominação inglesa sobre as 13 colônias
As colônias inglesas da America do Norte foram fundadas por imigrantes ingleses que fugiam às perseguições políticas e religiosas, procuravam apenas um lugar onde pudessem viver e ter uma vida melhor.A ocupação da costa norte americana gerou diferentes formas de trabalho, predominaram pequenas e médias propriedades,que usavam mão-de-obra livre, produzindo para atender as necessidades do mercado interno.Ali se desenvolveu também uma grande indústria de navios,importantes no comércio entre a Europa o norte da América e as Antilhas.
Nas colônias do sul,uma agricultura de produtos tropicais era realizada em latifúndios escravistas e voltadas para o mercado interno.As sociedades também se diferenciavam:nas do norte predominava uma população de agricultores,pequenos proprietários, comerciantes e industriais responsáveis pela produção manufatureira. Já no sul era um pequeno grupo de grandes latifundiários formava uma aristocracia rica.Havia uma reduzida camada média de pequenos proprietários,e muitos escravos africanos.
A partir do meio do século XVIII a situação começou a mudar. Nessa época iniciava na Inglaterra a Revolução Industrial, que levou a adotar políticas de ampliação e preservação de mercados consumidores para os produtos manufaturados e de fornecedores de matéria prima. Presos nesses interesses o governo voltou toda atenção à
America do Norte
Impostos e guerra de independência
Desde o final do século XVII,as colônias inglesas importavam melaço diretamente das Antilhas em troca de peles de animais,peixes,madeira e gado.A relação entre esses três continentes foi chamada de “comércio triangular” .Em 1764 o parlamento inglês criou a Lei do açúcar que taxava pesadamente o comércio de açúcar com as Antilhas,prejudicando a tradição dos colonos.Além do imposto sobre o açúcar,instituíram a Lei do Selo a qual todos jornais,documentos e livros teriam que conter o selo fornecido pela Europa.Os participantes da Declaração de Independência em 04/07/1776 e colocaram George Washington como comandante das tropas norte-americanas nas lutas de independência. A guerra de independência durou 5 anos, o exército britânico treinado e bem equipados obteve várias vitórias no começo da guerra. Mas em 1777 os soldados norte-americanos conseguiram uma importante vitória e obrigou os ingleses a se renderem. O governo da Espanha, aliado da França ajudou os norte-americanos dando dinheiro e 6 mil homens, a Inglaterra viu- se obrigada a reconhecer a independência dos Estados Unidos
A organização da República norte-americana
O tratado de Versalhes em 1783 pelo governo inglês e pelos norte-americanos encerrou o conflito. Em 1787 aprovaram a Constituição dos Estados Unidos da América,isso estabelecia o regime republicano e mais três partes do poder. O Executivo era chefiado por um presidente e seu mandato era de 4 anos; O Legislativo composto pelo senado e pela câmera dos deputados ; O Judiciário tinha funções de manter a paz dos poderes e o Estado

O iluminismo e a independência norte-américana



Sara Messias colégio batista 7ª serie



A INDEPENDÊNCIA DAS 13 COLÔNIAS AMERICANAS


VICENTINO, Cláudio, projeto Radix: 7ª série S.P. Sipione


Enquanto na Europa a burguesia desejava governar, na América os colonos queriam independência. Queriam que a América se desligasse da metrópole. No século XVIII a independência das colônias inglesas da América do norte estava gerando resultados, com isso a América ibérica passou a questionar também o controle metropolitano.

A dominação inglesa sobre as 13 colônias

Homens e mulheres pobres devido as suas dividas davam-se as trabalho no novo continente. Com grandes ocupações do território na costa atlântica norte-americana, diferentes formas de exploração surgiram. As sociedades se dividiam em duas; nas colônias do norte: agricultores, pequenos proprietários, comerciantes e industrias responsáveis pela produção manufatureira. Nas colônias do sul: latifundiários e a camada media formada por pequenos proprietário e escravos.
Até então as coisas eram tranqüilas, poucos conflitos, e poucos impostos. Então isso começou a mudar, quando se iniciou a Revolução Industrial onde precisou da adoção de políticas d ampliação e preservação de mercados consumidores. A situação piorou com a guerra dos sete anos a qual competiram a França e a Inglaterra. A vitória da Inglaterra garantiu posse de diversas colônias francesas. Mas a guerra provocou serias dificuldades aos britânicos sendo assim criaram novos impostos para os colonos com objetivo de amenizar a situação. Como estes haviam fortalecido seu espírito de união com as guerras, decidiram lutar pela independência. O parlamento inglês em 1764 criou 3 novas leis; lei do açúcar (em que taxava pesadamente o comercio com as Antilhas) a lei do selo (em que todos os documentos teriam de exibir um selo fornecido pela metrópole)
e lançou o imposto sobre o chá. Revoltados com tais determinações os colonos organizaram o congresso continental da Filadélfia. Exigiram liberdades das determinações inglesas como a proposta não foi aceita organizaram o segundo congresso continental da Filadélfia. Os participantes aprovaram a declaração de independência dia 4 de julho de 1776.
A guerra de independência das treze colônias durou 5 anos. Primeiramente o exército britânico obteve mais vitórias. Depois com a ajuda dos exércitos franceses e espanhóis, os quais queriam se vingar da Inglaterra devido à guerra dos sete anos, os ingleses foram obrigados a se render. Reconhecendo a independência política dos Estados Unidos da América.

A organização da republica norte- americana

O tratado de Versalhes foi um tratado em que encerrou o domínio de metrópole com sua colônia, reconhecia a independência das treze colônias a afirmava que o governo francês e espanhol, recuperaria alguns de seus territórios perdidos na guerra dos sete anos. O novo país tratou de organizar seu governo. Em 1787 aprovaram a constituição dos Estados Unidos da América, em eu tinha a tripartição do poder; executivo, legislativo, judiciário. Em 1789 foi eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos: George Washington. A pesar de tudo isso a independência não trouxe benefícios para uma parcela da população. Ao tentar buscar o equilíbrio entre os interesses republicanos e federalistas acabaram excluindo as mulheres, os indígenas e os escravos.

O Iluminismo e a independência norte-américana



Paula colégio batista 7ª serie


A INDEPENDÊNCIA DAS 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P. Scpione.


As treze colônias inglesas da América do norte, influenciadas pelas idéias iluministas, fundaram um movimento de independência. As sociedades da América ibérica passaram também a questionar o poder da metrópole, baseando-se na emancipação política norte-americana.
A função das colônias inglesas se deu pelo fato de muitos ingleses fugirem (devido á perseguição religiosa e política) para um lugar onde pudessem viver a sua vida em paz. Por causa dos gastos com a viagem, homens e mulheres sujeitaram-se a servidão, pois assim pagariam a suas dívidas.
Nestas colônias inglesas havia grande diversidade no modo de colonizar. Na nova Inglaterra (Norte), se usava mão–de–obra livre atendendo as necessidades do mercado Interno. Havia Industria de navios, o que facilitava a pescaria e o comércio. A população era formada de minifundiários.
Já nas colônias sulistas usava-se mão–de–obra escrava e o comércio era voltado para o mercado externo. Havia um pequeno grupo de latifundiários.
Nos séculos XVI e XVII a colônia vivia em paz, mas no século XIII isso começou a mudar. Nessa época acabara de iniciar a Revolução industrial que ampliou a preservação de mercados consumidores para
produtos manufaturados. A partir daí a metrópole Inglesa passou a limitar autonomia á colônia. Houve também a guerra dos sete anos (disputa entre França e Inglaterra por territórios, onde a Inglaterra ganhou e conquistou colônias Francesas, como o Canadá e o Caribe). Ainda no espírito de guerra as treze colônias, influenciadas pelo Iluminismo, começaram a guerra de independência.
Os ingleses fundaram a lei do Açúcar (1764), que taxava o comércio com o açúcar antilhano, prejudicando o comércio tradicional dos colonos. Fundaram também a lei do Selo (1765), a qual todos os documentos (livros, jornais, etc) teriam um selo fornecido pela metrópole. Houve também o imposto sobre o chá.
Não concordando com estas leis, os colonos fizeram um congresso chamado congresso Nacional da Filadélfia (1774). Porém, o governo Inglês não cedia as exigências.
Então, foi organizado o Segundo Congresso Continental da Filadélfia. George Washiton foi nomeado o comandante das tropas norte-americanas na luta de independência (1776). Nos primeiros anos a metrópole só ganharia, mas depois, as treze colônias ganharam em uma importante batalha, chamada de Saratoga, obrigando os soldados ingleses a se render. Assim, os franceses, querendo se vingar dos ingleses, por causa da guerra dos sete anos, se uniram ao exército norte-americano. A Espanha também ajudou na batalha, por ser aliada a França e inimiga da Inglaterra. sendo assim, a Inglaterra não tinha outra escolha senão admitir a independência dos Estados Unidos da América. A guerra durou 5 anos. A Espanha e a França recuperaram alguns territórios perdidos na guerra dos sete anos.
O tratado de Versalhes oficializou esses acontecimentos. Já que tinha conquistado a independência, o país precisava se organizar. Thomas Jefferson fundou a política republi-
cana que defendia um governo central franco e com grande autonomia nos Estados, ao contrario de Alexandre Hamilton que defendia um governo federalista. Que dizia que tinha de ser um governo central forte e limitador da autonomia.
Em 1789 houve uma Constituição dos Estados Unidos da América , em que decidiram como funcionaria o governo: O Executivo seria chefiado por um presidente (que seria trocado de 4 em 4 anos), o Legislativo seria composto pela câmara de deputados e o Judiciário se destacaria a suprema corte, que montaria a harmonia dos poderes s dos estados. Essa maneira de governo é utilizada até hoje.
O primeiro presidente dos EUA foi George Washington.

Organização.

Nós somos responsáveis pela terceira semana e o nosso grupo organizou-se em cinco partes: entrevista, digitação, podcast, postagem e a organização
Entrevista: Foi feita pelos alunos Iasmim ,Tiago e Raphael.Eles entrevistaram o professor Elair do Colégio Batista Mineiro e utilizaram um celular pra gravar e tirar foto.
Digitação: foi feita pelos alunos Gabriel, Mariana, Layla e Andreza.Cada aluno pegou um fichamento e digitou no Word para depois postar no blog.
Podcast: foi realizado pela Iasmim,que pegou a entrevista e a foto do Elair e montou o podcast.
Postagem: foi feito pela Mariana e Gabriel,que pegaram os fichamentos e a organização do grupo e colocaram no blog.
E por fim a organização: Foi realizada por Vinicius e Pedro Vítor,que pegaram todas as informações acima e relataram tudo.