segunda-feira, 24 de março de 2008

O Iluminismo - 6º



Andreza Nascimento Ferreira Moreira - Aluna do Colégio Batista Mineiro, 7ª série.






O Iluminismo


VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P. Scipione 2005 (págs:21-26)



Definindo o Iluminismo
O Iluminismo foi um grande movimento de idéias desenvolvido na Europa do século XVIII que influenciou na política, economia e na religião. O objetivo do movimento era levar as idéias para as pessoas e para a sociedade, ou seja, a própria razão humana, a inteligência
Assim a base do pensamento iluminista é o racionalismo ,isto é, a valorização da razão humana como fonte de conhecimento.
Então a partir do século XVIII, ou seja, na razão sem levar em consideração o mundo espiritual, a fé.

O Iluminismo e o saber
Os iluministas estimularam experimentos científicos, influenciaram as artes, facilitaram o surgimento de clubes e sociedades, entre outras ações voltadas para a difusão (divulgação) e o debate de conhecimento, como a publicação de livros e revistas.
Os Iluministas franceses, por exemplo, decidiram fazer fuma obra que seria todo o estudo científico, técnico, histórico, literário e musical do século XVIII. Exemplo: O dicionário crítico das ciências, a enciclopédia e as artes e profissões. Fazendo-se um instrumento eficiente de divulgação dos princípios do Iluminismo. Os organizadores foram: o escritor Diderot e o matemático D’Alembert.

Das idéias a ação
Uma das principais características do Iluminismo era a certeza de que as idéias teria valor apenas se fossem capazes de promover atitudes que mudassem a situação vigente, isto é, que esta com força, energia.
Os Iluministas defendiam a liberdade, a tolerância e a igualdade dos indivíduos perante a lei. Esses princípios tornaria firmes as lutas democráticas dos séculos seguintes em muitas partes do mundo.
Nos Estados Unidos e nas outras colônias americanas, surgiram os movimentos de independência, que deram o fim do pacto colonial. Na França, surgiu a Revolução Francesa, que concentrou o poder da burguesia. E Portugal e em outras nações européias, deu origem a um regime conhecido como despotismo esclarecido.

As Idéias Iluministas na Política e na Econimia
As idéias Iluministas estenderam-se á política, á economia e á análise social, tentando crítica as bases que fundavam a tradição, a autoridade do Estado absoluto e o mercantilismo.

A Teoria Política Liberal
Uns dos principais alvos da crítica Iluminista era o poder absolutista.
Vários autores fizeram teorias para atacar o poder fragmentado do rei.
- John Locke: defendia a idéia do direito natural, isto é a liberdade e a propriedade privada eram direitos humanos. Caso o governo não cumprisse sua razão de ser, de proteger e garantir o livre uso da propriedade privada, a sociedade teria direito a substituição do governante. Locke era a favor do liberalismo político e contra o absolutismo monárquico.

- Barão de Montesquieu: Criticou o Estado absolutista francês e elogiou á monarquia inglesa. Questionava o poder concentrado nas mãos dos soberanos absolutistas. E também desenvolveu a teoria da separação e da independência dos poderes do Estado. (Legislativo que elabora as leis, Executivo, que executa as leis, Judiciário, que julga e puni quem não obedece às leis.)
As novas idéias políticas liberais, nem sempre significaram uma crítica ao absolutismo monárquico, como o caso de Voltaire que combatia o absolutismo monárquico e defendia as liberdades individuais e os interesses da rica burguesia francesa.
As críticas mais radicais estavam nos escritos de Jean-Jacques Rousseau que defendia a formação de um governo popular em oposição á Monarquia absolutista. Já Rousseau foi o criador da teoria em que o homem primitivo, por levar uma vida livre e saudável em contado direto da natureza, era naturalmente feliz e bom. O progresso, teria tornado os seres humanos infelizes e maus. Para recuperação a felicidade e a dignidade seria preciso voltar á pureza e a liberdade primitivas.

A Fisiocracia e o Liberalismo Econômico
Ao contrário da economia mercantilista, os fisiocratas consideravam a cultura da terra a principal atividade, ficando o comércio e as indústrias como as atividades secundárias. Para François Quesnay a economia deveria funcionar conforme as leis naturais sem a interjeição do governo. Já para Adam Smith a economia tem suas próprias leis, mas também, sem a invenção do Estado.

O Despotismo Esclarecido
Apesar das igualdades dos impostos, incentivo á educação e produção a educação artística, modernização da economia e reforma da justiça o governo era autoritário.
Na Espanha, o reino foi modernizado e o clero perdeu o poder com a expulsão da Companhia de Jesus. Em Portugal, foi o Marquês de Pombal, quem exerceu o despotismo investindo contra os privilégios do clero.

O iluminismo - 5º

Camila Carvalho - Aluna do Colégio Batista Mineiro, 7ª série.




O Iluminismo
VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P scipione 2005 (págs:21-26)

O iluminismo foi um amplo movimento de idéias desenvolvido na Europa do século XVIII que exerceu enorme influencia na política, na sociedade, na economia e na religião. A base do pensamento iluminista é o racionalismo, isto e, a valorização da razão humana como fonte do conhecimento. Os ideais iluministas estimularam experimentos científicos, influenciaram as artes, motivaram o surgimento de clubes e sociedades, além de outras ações voltadas para a divulgação e o debate do conhecimento, como a publicação de livros e revistas. Os pensadores do século XVIII retomaram a tradição investigativa da Antiguidade clássica e do Renascimento para explicar e entender tanto o mundo como o ser humano. O experimentalismo e o racionalismo mecanicistas, bem expressados pelas obras de René Descartes e Isaac Newton, são exemplos disso. Uma das principais características do Iluminismo era a convicção de que as idéias teriam valor apenas se fossem capazes de promover atitudes que alterassem a situação vigente . Os iluministas defendiam a liberdades, a tolerância e a igualdade dos indivíduos perante a Lei. Um dos principais alvos da crítica iluminista era o poder absolutista, a autoridade real era considerada divina-e, portanto, justificada pela fé, pela religião e não pela razão. John Locke: Defendia a idéia do direito natural, ou seja, de que a vida, a liberdade e a propriedade privada eram direitos humanos naturais.Barão de Montesquieu: Criticou o Estado absolutista francês, e elogiou a monarquia inglesa, que logo após a Revolução Gloriosa era controlado não só pelo soberano, mais também pelo parlamento.Voltaire: Defendia uma monarquia que respeitasse os direitos individuais, na qual o rei tinha de ser um homem. Os fisiocratas, predominantemente franceses, afirmava que a terra era a única fonte de riqueza, e a agricultura, a única atividade verdadeiramente produtiva. O comercio e a indústria seriam atividades secundárias, meramente transformadoras.Alguns governadores buscaram racionalizar a administração. Aplicaram igualdade de impostos para todas as camadas sociais, incentivaram a educação e a produção artística.

sábado, 15 de março de 2008

O Iluminismo - 4º

Paula Myrrha Ferreira -Aluna do Colégio Batista Mineiro, 7ª série.









O Iluminismo
Vicentino, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P. Scipione, 2005 (págs: 21-26)
A idade média foi considerada a idade das trevas. Já o iluminismo dá idéia de iluminado, ou seja, foi uma época em que os pensamentos contradiziam com a idade média. As pessoas começaram a usar a inteligência, começaram a valorizar a razão humana. Então, o racionalismo foi á base do pensamento Iluminista. Nesta época (século XVII), com os avanços da ciência, os homens não tinham mais fé como na idade média. Os filósofos acreditaram que com o racionalismo as pessoas seriam mais felizes. O século XVII ficou conhecido como o século das luzes.
As idéias iluministas influenciaram ações voltadas para a difusão e o debate do conhecimento. Um bom exemplo disso foi á publicação de uma enciclopédia chamada “Dicionário Crítico das Ciências, das Artes e das Profissões”. Tinha como objetivo reunir todo o saber científico, histórico, técnico, literário e musical do século. Seus organizadores foi o escritor Diderot e o matemático D’Alembert. Como a enciclopédia colocava em risco os valores cristãos, a igreja católica chegou a proibi-la aos católicos. Mas mesmo assim mais de 25.000 exemplares foram vendidos.
Uma das principais características do iluminismo era que as idéias só teriam valor se fossem capazes de mudar alguma coisa na situação vigente. Os iluministas criticaram o Antigo Regime, o Absolutismo, o Mercantilismo, etc. Essas críticas iam ao encontro dos interesses da Burguesia.
Os homens iluministas passaram a defender a liberdade e a igualdade social, o que influenciou, mais tarde, nas lutas democráticas. Influenciou, inclusive, na luta de independência dos EUA, na Revolução Francesa e deu origem a um regime (na Europa) conhecido como despotismo esclarecido.
Diversos autores questionaram o absolutismo:
- John Locke: Defendia a teoria de que a sociedade privada era um direito humano e que o governo teria surgido através de um contrato social feito entre os homens para preservação desse direito, e caso o governante não cumprisse, as pessoas teriam direito a rebelião. Assim Locke fundou o liberalismo político, que dizia que o soberano deveria compartilhar suas decisões com o parlamento.
- Barão de Montesquieu: Criticou o estilo de governo Francês, mas elogiou o Inglês, que era controlada pelo parlamento e pelo monarca, ou seja, o monarca não tomava suas decisões sozinho. Montesquieu desenvolveu a teoria em que o governo deveria ser exercido simultaneamente pelo legislativo (elabora as leias), executivo (executa as leis) e pelo judiciário (julga os desobedientes ás leis).
Porém, nem todos criticaram o absolutismo monárquico, como Voltaire. Ele fez críticas Igreja e á censura de seu tempo. Sua frase era: “Não concordo com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las”. Em sua opinião, Voltaire defendia uma monarquia que defendesse os direitos individuais e não acreditara num governo popular.
Um filósofo bem radical foi Jean-Jacques Rosseau que defendeu a formação de um governo popular contrário á monarquia absolutista. Rosseau obteve grande aceitação entre as camadas sociais e a burguesia. Ele também defendia uma vida com contato direto com a natureza.
Nesta época foi formada a economia liberal ou liberalismo econômico, que defendia a teoria de que a terra é a única fonte de riqueza, ou seja, use e abuse dela. Segundo Adam Smith, a economia possui leis próprias, que funcionam “sozinhas”. Também dizia que o mercantilismo atrapalhava o desenvolvimento econômico, enquanto a livre concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio eram indispensáveis para o desenvolvimento.
Muitas idéias iluministas influenciaram monarcas, que fizeram reformas nos seus reinos: Aplicaram a igualdade de impostos, influenciaram a educação, a produção artística, etc. Porém, não acabaram completamente com o Antigo Regime. Essa hora maneira de governar ficou conhecida como despotismo esclarecido. Algumas reformas foram tão grandes que, na Espanha, foi expulsa a companhia de Jesus, uma das principais ordens religiosas. Em Portugal as reformas foram ainda maiores, além de expulsar a companhia de Jesus, como na Espanha, Pombal (monarca português) reconstruiu Lisboa que estava destruída por causa de um terremoto, criou economias comerciais privadas, com direito a Monopólio, e etc.
O despotismo esclarecido também ficou conhecido como reformismo ilustrado. Foi o maior resultado da oposição ao Antigo Regime.

O Iluminismo - 3º

Pedro Vitor - Aluno do Colégio Batista Mineiro, 7ª série.


O iluminismo

Vicentino, Cláudio. Projeto Radix: 7ª serie. S.P. Scipione, 2005 (págs. 21-26)

O iluminismo vem de iluminar, trazer a luz, alguns autores chamam de época do esclarecimento ou ilustração. O iluminismo tinha por objetivo levar as luzes para as pessoas e para a sociedade. As luzes para os iluministas era a própria razão humana, a inteligência. Assim, a base do pensamento iluminista é o racionalismo, a valorização da razão humana como fonte do conhecimento. O século XVIII ficou conhecido como século das luzes.
Os iluministas franceses decidiram reunir numa grande obra aquilo que seria todo saber cientifico, técnico, histórico, literário e musical. Designada enciclopédia, essa obra foi publicada entre 1751 e1780.
Uma das principais características do iluminismo era a convicção de que as idéias teriam valor apenas se fossem capazes de promover atitudes que alterassem a situação vigente. Os iluministas defendiam a liberdade, a tolerância e a igualdade dos indivíduos perante a lei. Nos Estados Unidos e nas demais colônias americanas, puseram o fim ao pacto colonial. Na França deu origem á revolução francesa. Em Portugal e em outras nações deu-se origem ao despotismo esclarecido.
Os fisiocratas afirmavam que a terra era a única fonte de riquezas e a agricultura, a única atividade verdadeiramente produtiva. Nessa mesma época ganhou força uma nova doutrina conhecida como economia liberal.
O caráter autoritário de seu governo, sem romper totalmente com o antigo regime, ficou conhecido como despotismo esclarecido ou reformismo ilustrado. O despotismo esclarecido foi o resultado da oposição maior do antigo regime.

sexta-feira, 14 de março de 2008

O Iluminismo - 2º



Vinicius Abreu - Aluno do Colégio Batista Mineiro, 7ª série.







O Iluminismo

Vicentino, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P scipione 2005 (págs:21-26)

Definindo o iluminismo
O iluminismo foi um movimento de idéias desenvolvido na Europa no século XVIII que teve muitas influências na política, na sociedade na economia e também na religião. O movimento era para levar luzes as pessoas da sociedade.
O que os iluministas chamavam de luzes era a própria razão humana, a inteligência.
O século XVIII ficou conhecido como século das luzes.

O iluminismo e o saber
A publicação de livros e revistas veio através da estimulação dos iluministas para experimentos científicos .
Os organizadores da enciclopédia foram o Dioerot e o matemático D’Alembent.

Das idéias a ação
Os iluministas tornaram mais acirradas as críticas ao antigo regime. Essas críticas iam ao encontro dos interesses capitalistas da burguesia ascendente.

A teoria Política Liberal
Diversos autores formularam teorias para atacar o poder absoluto do rei.
Montesquieu desenvolveu uma teoria onde o governo deveria ser exercido simultaneamente pelo poder legislativo, executivo e judiciário.

A fisiocracia e o liberalismo econômico
Os fisiocratas, afirmavam que a terra era a única fonte de riqueza e a agricultura a única atividade verdadeiramente produtiva.

O depotismo eclarecido
Conhecido também como reforma ilustrada, o depotismo esclarecido foi resultado da oposição maior do antigo regime. A velha monarquia, abalada pela novas críticas iluministas, começava a ceder aos anseios da burguesia, dos camponeses e dos trabalhadores por mudanças mais profundas .

O Iluminismo - 1º

Daniel G. Silva - Aluno do Colégio Batista Miniro, 7ª série.



O Iluminismo

Vicentino, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série S.P scipione 2005 (págs: 21-26)

Definindo o Iluminismo
O iluminismo foi o movimento de idéias criada na Europa no século XVIII.
O objetivo dos iluministas era levar a inteligência para a sociedade.

Das idéias à ação
Os iluministas defendiam a liberdade, a tolerância e a igualdade social perante a lei. Com isso houveram vários conflitos democráticos.

A teoria política liberal
Os iluministas criticavam o poder absolutista. Vários autores fizeram teorias para atacar o poder absolutista,como por exemplo :
- John locke: Defendia o direito de vida, liberdade e a propriedade privada.
- Barão de Montesquieu: Criticava o estado absolutista francês e elogiava a monarquia inglesa. Também desenvolveu a teoria de separação e da independência dos poderes do estado. Os poderem eram: O Legislativo, o Executivo e Judiciário.

A fisiocracia e o Liberalismo econômico
Os iluministas e os pensadores políticos liberais influenciaram novas idéias econômicas, que se opunham a economia mercantilista: a fisiocracia e o liberalismo econômico.
Os fisiocratas afirmavam que a terra era a única fonte de riqueza, e a agricultura, a única atividade verdadeiramente produtiva. O comércio e a indústria seriam atividades secundárias.

O depotismo esclarecido
Com as idéias iluministas muitos monarcas europeus, que fizeram reformas sociais, econômicas e políticas na administração de seus reinos . Mas mantiveram o caráter autoritário de seu governo sem romper totalmente o Antigo regime, isso ficou conhecido como Depotismo eclarecido.

Relatório De História

Relatório de História
No Grupo são 8 componentes, e nós dividimos as tarefas para cada pessoa:
Bernado, Vitor, Ian e Renato, postaram os fichamentos no Blog.
Lucas criou as perguntas para a entrevista do Podcast.
Gustavo e Renato fizeram a entrevista.
Leonardo fez o relatório, e o Daniel ajudou um pouco o Leonardo na confecção do relatório.
Foi um grupo que teve boas idéias para o Blog, e foi bem produtivo ao fazer as tarefas.
Erik jardim-aluno do colegio batista
Transição entre o mundo moderno e o contemporanêo
Os diversos acomtecimentos do final do seculo XVIII o inicio do sec. XIX transformaram a vida europeia e deram origem para a era da revoluções.
A idade moderna ja apresentava caracteristicasque iriam predominar no mundo atual, como exemplos disso ,a intensa atividade comercial, a força economica da burguesiae as antigas instituições dos varoles feudais.
Na idade moderna Europeia o aumento da população, a fome, as guerras e a peste,comtribuiram para o final do sistema feudal,que ja não ajudava a pop. , gerando assim a grande crise do final da idade media.
Na economia, encontraram soluções inovadoras, como na agricultura, que descubriram novas tecnicas e ferramentas gernado assim o aumento dos alimentos.Isso estabeleceuo comercio e as cidades. A pratica comercial deu origem ao capitalismo comercial e ao mercantilismo.
Na cultura, novos comnhecimentos criaram um saber voltado ao homen e a natureza, resultando o renascimento.
Na politica, a fragmentação do poder, foi substituida pela pela formação de monarquias centralizadas que, que seculos depois virou estado absolutista.
Na sociedade houve o surgimento de uma nova classe formada por artesão banqueiros e comerciantes.
A historia da America chocou-se com a da Europa durante as grandes navegações, constituindo um unico e grande sistema colonial cheio de conflitos e contradições.
De maneira geral, os colonos americanos viam -se com apêndice das metropoles e só no final do século XVIII é que ssa posição passou a ser questionada peos habitantes das colonias ibericas.
Como no feudalismo, a sociedade do antigo regime era dividido em diferentes ordem que não se misturavam.
O primeiro estado era composto pelo alto e baixo clero.
O segundo estado era dividido em nobreza cortesã, nobreza provincial e nobreza de toga.
E o terceiro estado que era dividido em camadas populares .
Nesse contexto, aumentaram as contextaçõesque mostravam a importancia da liberdade, da derrubada do despotismo e o fim do pacto colonial.
O terceiro estado pos o fim no antigo regime criando o iluminismo .
Os iluministas buscavam identificação das ideas de sua epoca com outros periodos da humanidade. Para eles a Europa dos seculos XVII e XVII seria a grande herdeira do processo humano.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Transição Entre o Mundo Moderno e o Contemporâneo


Isabel-Aluna do Colégio Batista







Transição Entre o Mundo Moderno e o Contemporâneo

O Mundo Contemporâneo
O mundo atual se caracteriza pela pluralidade das formas de compreender a realidade, exigindo o surgimento de novas narrativas do processo de produção de conhecimento. Este fato sugere a necessidade de reavaliarmos as condições da produção do saber de hoje e os efeitos da diversidade de experiências sócio-político-econômicas e das novas tecnologias nas práticas culturais de leitura/escrita.
A Tradição para o Mundo Contemporâneo
Na literatura sociológica tradicional as "crises", e, especificamente, as "crises sociais" idendificam cojunturas em que graves acontecimentos desorganizam os padrões tradicionais de relacionamentos dos grupos que compõem a sociedade conciderada.
A Idade Moderna Européia
A idade moderna européia inicia-se em 1453, com a tomada de Constantinopla pelos Turcos e estende-se até 1789 com o início da Revolução Francesa.
O século XV marcou uma nova fase do prosesso histórico da Europa Ocidental. Estruturou-se uma nova ordem sócio econômica -o capitalismo comercial.
O Novo Mundo Subordinado
O estilode liderar sempre esteve muito influenciado pelo passado do gestor, pelo seu conhecimento, por seus valores e pela sua experiência. Pessoas que foram lideradas por gestores autoritrários muitas vezes acreditavam que esse é o mundo mais eficaz de liderar.
O fim Idade Moderna
Século:V-IV-A.C.- A medicina deixa a afse de supertição e passa a observação, surge a idéia de que a natureza pode curar.
Século:II-DC- A relação do conhecimento médico existente em um único grande sistema que influenciou o pensamento científico até o século XVI.
A Sociedade do Antigo Regime
Antigo Regime no sentido lato, refere-se a época da história européia compreendida entre o Renascimento e as Grandes Revoluções liberais, que conrrespondem a Idade Moderna. Socialmente caracteriza-se por uma estrutura hierarquizada. Políticamente corresponde as monarquias absolutas. Economicamente ao desenvolvimento do capitalismo comercial.
O Esgotamento do Antigo Regime
Nas últimas 2 décadas do século passado reformas estruturais foram apresentadas como políticas imprescindíveis para o ajuste fiscal dos sistemas previdenciários latino-americanos. O presente artigo avalia o impacto sócio-econômico destas reformas.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Transição do Mundo Moderno para o Contemporâneo




Paula Myrrha Fereira-Aluna do Colégio Batista






Transição do Mundo Moderno para o Contemporâneo

VICENTINO, Claudio. Projeto Padix: 7ª Série S.P Scipione

* O mundo Contemporâneo

Existem vários pensamentosque explicam o fim da Idade moderna e dão o início á era contemporânea. Os franceses dizem que foi a Revoloção Francesa (1789-1799). Os Ingleses dizem que foi a partir das mudanças políticas decorrentes da Revolução Puritana (1642-1651), e da gloriosa (1688-1689) ou tranformações econômicas provocadas pela Revoloção Industrial(século XVIII).Também há quem acheque foi a luta de Independência dos EUA (1776) e a formação da primeira Replubica Moderna. Este período que se situa do século XVIII até o início do século XIX é denominado a era da Revoluções.Essa época foi uma época de muitas mudanças, mais existem coisas que foram presevadas até hoje, como a classe social da burguesia, que inclui comerciantes, banqueiros e empresários. A Idade Mordena se localiza entre os séculos XV ao XVII, entre a idade Média e Contemporânea.A era das Revololuções é exatamente a época em que, como o propio nome diz, as pessoas da idade moderna estaram se revolucionando para dar início da Era Contemporânea.Vamos relembrar do fim da Idade Média? O fim da Idade Média se deu pelos seguintes fatos:A populção européia começou a crescer mais que a produçao de alimentos, gerando muita fome. Também houve a guerra dos cem anos disputa entre a França e a Inglaterra por territórios (1339-1453). E por último, houve a peste negra(bulbânicas), doença terrível que matou milhões de pessoas. Mais estes acontecimentos deram inícios a soluções inoradores. Surgiram novas técnicas de agricultura que permitiram o contanto com outros territórios. A prática comercial levou os surgimentos do capitalismo comercial e do Mercantilismo.
Como as unoversidades voltaram a exitir, as pessoas passaram a ter muitos conchecimentos, e viram que as autoridades estavam erradas em muitos aspectos, gerando um movimento chamado Renascimento Cultural.
Com a decadência do feudalismo, houve as monarquias centralizadas que, mais tarde deu origem ao Estado Absolutista.
E outro acontecimento foi o surgimento da Burguesia, uma nova classe social de comerciantes.
Aconteceu também a reforma protestante, movimento que questionava alguns pensamentos da Igreja Catòlica.

* O Fim da Idade Moderna

A forma de organização do Estado Absolutista, no mercantilismo e no Feudalismo ficou conchecida como Antigo Regime, no final do século XVIII. Essa sociedade era Estamental. O primeiro estado era composto pelos membros da igraja, dividido em Alto Clero ( Cardeias, Ancebispos, bispos, etc...) e baixo clero ( padres, monges, e frades ).
O segundo estado era composto pelos nobres, divididos em nobreza artesã ( vivia no palácio real e recebia pensão do Estado ), nobreza provincial ( que vivia as custas de Tributos das Serras), e nobreza de foga (Burgueses que compraram o título de Nobreza ).
E o terceiro Estado pertencia aos trabalhadores rurais e urbanos.
O esgotamento do antigo regime se deu pelo fato de que os burgueses e camponeses se reuniram para acabar com os tributos impostas pela nobreza e pelo estado absolutista , e pelo clero. Então se rebelaram. Com isso ganhou força um novo conjunto de idéias chamado Iluminismo. Os iluministas buscaram identificar a sua época com outras. Até hoje encontramos Iluministas.
A queda do antigo regime deu origem á Era Conteporânea.

sábado, 8 de março de 2008

Anna Luísa Martins-Aluna do Colégio Batista Mineiro-7ªH
Transição entre o Mundo Moderno e o Contemporâneo
Vicentino,Cláudio.Projeto Radix:7ªSérie S.P Scipione,2005(págs 9-14)
Historiadores franceses tomam a Revolução Francesa como um marco histórico que finalizaria a "época moderna" e daria início a contemporânea.
Historiadores ingleses, já demarcaram essa passagem a partir de mudanças políticas como a Revolução Puritana e da Gloriosa, ou de tranformações economicas como a Revolução Industrial.Há também quem tenha suas opiniões diferentes considerando a luta de Independência dos Estados Unidos e a formação da primeira república Moderna.
Bom, mais o importante é saber que a passagem do "mundo moderno" para o contemporâneo foi marcado por Revoluções que são mudanças bruscas e totalmente radicais.
Tudo começou quando a Idade Moderna já apresentava características para ir ao mundo atual.Alguns exemplos disso foram a intensa atividade comercial e a força econômica da classe dos comerciantes banqueiros, enfim a burguesia.
Os dois últimos séculos da Idade Média foram marcados por grandes crises e conflitos como a guerra dos cem anos e a peste negra.
Já no fim da Idade Moderna a forma de organizaçao foi baseada no Estado Absolutista, onde um soberano lidera , no mercantilismo que são iniciativas econômicas, e nas relações feudais ficou conhecida como Antigo Regime.
A sociedade do Antigo Regime mostra estamentos, ou seja, como eram divididas as ordens.
Em primeiro lugar vinha a ordem do clero também chamada Primeiro Estado.Ela era dividida em alto clero(Cardeais, Bispos etc...) e baixo clero(Padres, Monges etc...).
Em segundo lugar vinha a ordem da nobreza;Dividia-se em nobreza cortesã, nobreza provincial e nobreza de toga.
A nobreza cortesã, que vivia no palácio real e recebia pensão do estado, a nobreza provincial, que vivia a custa dos tributos dos servos(talha, corvéia etc...), e a nobreza de toga, burgueses que adiquiriam o título de nobreza.
Em seguida o terceiro Estado que era formado camadas populares(trabalhadores rurais e urbanos) também pertenciam ao terceiro Estado os pequenos negociantes e artesãos.
O Estado Absolutistatranformou-se em um ponto muito crítico, todos não concordavam com as regras, com as misérias, os tributos e etc.Foi nisso que aumentavam as constatações a a importância da conquista da liberdade da derrubada do depotismo e do pacto colonial.Foram esses os primeiros sinais de grandes movimentos revolucionários que iriam dar início para a Idade Contemporânea.
Houve então o esgotamento do Antigo Regime dando-se início a Idade Contemporânea.

sexta-feira, 7 de março de 2008

trasição entre o mundo moderno e o contemporanêo

Layla Bertoldo-Aluna do Colegio Batista Mineiro








Transição entre o mundo moderno e o comtemporanêo
VICENTINO,Claudio.Projeto Radix.7a serie,sp scipione 2005
A idade contemporanêa foi uma expressão criada para marcar o final da epoca moderna.Os marcos historicos que finalizaram a época moderna foram a revolução francesa ,revolução puritana ,a gloriosa, a revolução industrial ,a luta de independencia dos EUA e tambem a formação da primeira republica moderna.Isso ia de acordo com o pais.
Algumas caracteristicas que predominam o mundo atual ja existiam na idade moderna, um exemplo disso foi a burguesia.
Os dois ultimos anos da idade media foram marcados por uma crise,a população estava crescendo mais que a produção de alimentos e os servis que viviam no campo migraram para as cidades.
Na disputa por territorios e fronteiras surgiu a guerra dos cem anos. Com o aumento da população e outros problemas o sistema feudal não esta atendendo mais as necessidades da população.O novo e o velho mundo passaram a constituir um unico e grande sistema colonial .Isso ocorreu por causa das grandes navegações da Europa .
A sociedade do antigo regime era estamental. Existiam o primeiro estado , o segundo estado e o terceiro estado e estes eram divididos em alto clero e baixo clero(primeiro estado)nobreza cortezã, nobreza provenciale a nobreza de toga(segundo estado)e as camadas populares, pequenos negociantes e artesãos(terceiro estado).O estado absolutista se tornou o principal alvo de criticas por parte daqueles que desejavam mais liberdade.
No final do antigo regime , a burguesia e o rei absolutista passaram a entrar em conflito somando-se ao descontemamento da maioria da população.Nesse contexto ganhou força um no conjunto de ideas , o iluminismo.Para os iluministasa humanidade ocidental teria uma trajetoria unica.A Europa seria a grande herdeira do progresso humanoiniciando os renascentistas.